Como criar pacotes de hospedagem no WHM

Os pacotes são elementos essenciais da administração dos recursos da sua revenda de hospedagem. Com pacotes, você pode criar diversos planos de hospedagem com características diferenciadas, estipulando cotas pré-definidas de espaço em disco e banda (tráfego mensal), entre outras configurações. Pode também limitar o número de contas de email, acessos FTP etc. de um usuário.

Aqui iremos instruí-lo na criação de pacotes, explicando a função de cada uma das opções disponíveis.
Como criar ou editar um pacote

No WHM, localize a seção Packages/Pacotes, e clique na opção Add Packages/Adicionar pacotes (caso queira criar um novo pacote), ou na opção Edit Packages/editar Pacotes (caso queira modificar um pacote existente).

A página de criação de pacotes, assim como a de edição, está dividida em duas seções principais: Resources (recursos) e Settings (configurações).


Seção Resources

    Package Name: Esse é o campo que vai dar nome ao pacote. É sempre aconselhável escolher um nome que seja indicativo das características principais do pacote. Por exemplo: plan1_10mb ou planG_1GB

    Disk quota (MB): Nesse campo se define a alocação de espaço disponível para contas vinculadas ao pacote. Ë importante notar que o valor de espaço em disco é em megabytes (MB)

    Monthly bandwidth (MB): Bandwidth, ou limite de banda, é o limite estipulado para tráfego de dados, tanto de download quanto de upload. A bandwidth serve para estabelecer um padrão de uso dos recursos de tráfego do servidor, fazendo com que não haja utilização desproporcional por parte de contas específicas, prejudicando o bom funcionamento da hospedagem como um todo.
Uma fórmula bastante utilizada – mas não obrigatória – na definição do limite de banda é: espaço em disco * 10 = limite de banda. Ou seja: se um pacote tem 100 MB de quota, pode-se definir a bandwidth em 1000 MB

    Max FTP Accounts: Aqui simplesmente se define a quantidade de contas FTP que podem ser criadas nas contas em que esse pacote será aplicado.

    Max Email Accounts: Nessa opção é atribuída a quantidade máxima de contas de email que poderão ser criadas pelo usuário

    Max Email Lists: Limita a quantidade de listas de emails que poderão ser criadas pelo usuário

    Max Databases: Estipula a quantidade de banco de dados disponíveis para cada pacote.

Max Sub Domains:
Define a quantidade máxima de sub-domínios que a conta poderá possuir.

Max Parked Domains:
Limita quantos domínios estacionados a conta poderá adicionar

    Max Addon Domains: Esta é a opção para definir a quantidade de domínios adicionais que podem ser inseridos no pacote. Essa opção deve ser preenchida com atenção, pois caso tenha um limite de domínios no seu plano em geral, deve ficar atendo em quantos domínios adicionar para cada pacote.

Seção Settings

    Dedicated IP: Marque essa opção se o domínio ao qual esse pacote será associado terá um IP dedicado. Em caso de dúvidas, deixe em branco.

    cPanel Theme: Defina aqui o tema do cPanel da conta.

    Language: Escolha o idioma aplicado ao cPanel da conta.

Este artigo foi útil?

(49 de 52 pessoas acharam este artigo útil.)