Existem várias opções para filtrar e-mails no cPanel para não receber mensagens de um spammer ou de um remetente indesejado que você não quer mais receber mensagens. Assim como nas “regras de mensagens” contidas no Outlook, você pode filtrar as mensagens que receber segundo remetente, destinatários, corpo do texto ou cabeçalho, termos que estejam contidos, etc. Estes filtros podem ser globais em relação à sua conta/domínio ou individuais por e-mail.
Essa ferramenta possui funcionamento compartilhado com o SpamAssassin, que elimina heuristicamente os e-mails indesejados pelo conteúdo do cabeçalho ou assunto da mensagem. Para usá-lo, informe “SpamAssassin Spam Header”, “começa com”, e escolha “Yes” na caixa.
Siga os passos abaixo para criar um filtro de email.
- Acesse o cPanel, vá em Gerenciador de E-mails/Mensagem e clique no link Filtragem do nível de usuário (para configurar o filtro individualmente por conta de email) ou Filtragem do nível de conta (para configurar o filtro para todas as contas de email do domínio).
- Clique no botão Crie um novo filtro.
- Na primeira opção, selecione qual item será filtrado. Se desejar, por exemplo, bloquear o e-mail do remetente@dominio.com, selecione a opção “From/De”, se desejar bloquear uma mensagem com um conteúdo escolhido por você, selecione “Body/Corpo”.
- No segundo campo, selecione a opção “contains/contenha” se desejar configurar o filtro para mensagens que contenham o texto escolhido por você. Outras opções são: igual a, começa com, etc.
- No terceiro campo, selecione o texto do filtro. Se for bloquear um remetente, digite ali o e-mail dele (caso tenha selecionado From/De no primeiro campo), se for para bloquear uma frase ou palavra, digite-a ali (caso tenha selecionado Body no primeiro campo).
- No campo Ações, selecione a opção “Descartar mensagem” para que as mensagens que estiverem nas regras do filtro sejam deletadas.
- Clique o botão Ativar para salvar o filtro.