Resumo sobre o que é Streaming

O que é Streaming?
Tipicamente, acessando um conteúdo através de uma rede, o usuário tem que esperar pela transferência total do arquivo requisitado antes de poder visualizá-lo. Com Streaming o usuário pode ver ou ouvir o conteúdo enquanto ele chega sem ter que esperar o download total do arquivo.

A tecnologia Streaming oferece uma melhoria significante em relação ao método “download-and-play” porque possibilita que a peça de mídia seja entregue ao usurio num fluxo contínuo com delay mínimo antes da reprodução iniciar. Os dados multimídia chegam, fazem um buffer rápido antes de iniciar a reprodução e então são descartados, não sendo armazenado no computador do usuário.

Com Streaming, o usuário é beneficiado com a experiência do “instant playback”, sem a frustração de ter que esperar todo o arquivo baixar antes de determinar se este conteúdo preenche ou não suas necessidades ou expectativas. Na maioria dos casos o download leva muito tempo, o que pode prejudicar a aceitação e audiência do conteúdo.

Streaming é uma tecnologia “servidor/cliente” que permite que conteúdo ao vivo ou gravado seja transmitido em tempo real (broadcast), transformando a Internet, ou uma intranet corporativa, num novo veículo de mídia para áudio e vídeo como notícias, educação, treinamento, entretenimento, propaganda e vários outros usos.

Este termo tem origem na palavra “stream” que em português significa “corrente” (algo continuo).

 

Na Internet este termo aplica-se sobretudo ao audio/video que o utilizador (chamado de cliente) começa a ouvir/ver imediatamente durante o recebimento do arquivo, mesmo antes do arquivo acabar de ser totalmente transferido. Ou seja, o som/video começa a chegar ao computador do utilizador (cliente) e é imediatamente executado como arquivo de som/video. A medida que o arquivo continua a ser transferido, o som/video continua a ser tocado/mostrado. O Áudio e/ou video de eventos ao vivo, que são transmitidos diretamente na internet, utilizam esta tecnologia.

 

Além da utilização desta tecnologia em eventos, o Streaming também é muito usado em rádios online (web rádios). ? basicamente ele que transmite o sinal de audio para todos os ouvintes conectados ao servidor de streaming.

 

Como funciona um servidor de streaming?

 

O Streaming funciona basicamente da seguinte forma:

 

Vamos utilizar o exemplo de uma web rádio,

 

1o Passo: O Locutor (DJ) se conecta ao servidor de streaming utilizando um software que possibilita o envio de dados ao servidor;

2o Passo: O Locutor então começa o envio de áudio para o servidor;

3o Passo: O ouvinte (Cliente) se conecta ao servidor de streaming e começa a receber os dados enviados pelo Locutor (DJ).

 

Este é o método básico de streaming, vamos esclarecer algumas coisa agora:

 

1 – Quanto link de internet é necessário para o envio de áudio para o servidor?

 

Depende, o servidor utiliza uma qualidade/velocidade para a transmissão do áudio. Esta qualidade/velocidade pode variar de servidor para servidor. Se você escolher a qualidade de 48kbps, então essa será a quantia necessário para o envio do streaming para o servidor.

 

Certo! Tenho uma internet de 2MB, posso ser DJ então?

 

Não é bem assim, o envio do áudio depende do UPLOAD de sua internet, e não o download. (que no caso é 2Mbps) O Upload médio da internet brasileira é de 250Kbps, o que é suficiente para o envio de áudio para o servidor de streaming com qualidade de até 250Kbps.

2 – Eu posso ter um plano de streaming e ser locutor utilizando apenas meu computador?

Sim, porem verifique o seguinte:

 

Se a qualidade do servidor de streaming for de 64Kbps, cada ouvintes da rádio consumira 64Kbpb do upload de sua internet. Se sua internet tiver o upload de 256Kbps, você poderá ter a quantidade máxima de apenas 4 ouvintes pois: 4 ouvintes x 64kbps => 256kbps

Este artigo foi útil?

(139 de 139 pessoas acharam este artigo útil.)