Configurar SpamAssassin

Reforce ainda mais a proteção contra os emails indesejáveis, com o SpamAssassin, uma poderosa ferramenta disponível no cPanel.

Por padrão o Spam Assassin é ativado em todos nossos servidores no entanto com uma configuração Global, para melhor desempenho é possível realizar uma configuração personalizada com possibilidade de adicionar emails indesejados na lista de bloqueio.

Aí você pensa… Mas se o Spam Assassin está ativo porque ainda recebe e-mails indesejados?”
Isso ocorre devido ao fato dos spammers utilizarem técnicas maliciosas que permitem driblar os filtros anti spam por alguns minutos ou horas fazendo com que o usuário receba esses e-mails.

Também pode ocorrer o contrário, e-mails legais e verdadeiros serem bloqueados ou por falso positivo ou por estarem realmente listados em alguma blacklist. O ideal no caso do e-mail do remetente estar sendo bloqueado por blacklist é alertar o remetente para que este exija do seu provedor que façam o delist junto aos orgãos de controle de spam. Quando um e-mail sujo é adicionado como confiável de certa forma está contribuindo com o spam, por isso não recomendamos essa ação.

Vamos às configurações.

Para iniciá-las acesse o cPanel da sua conta de hospedagem. Localize a sessão e-mails e clique no ícone do SpamAssassin.

spamassassin_1

Na tela seguinte você encontrará a opção de pontuação para classificação de Spam. Por padrão o valor é 5, caso deseje endurecer ainda mais as regras e classificações altere para um número menor, 4 ou 3. Ao alterar para um valor menor poderá ocorrer bloqueios por falso positivo para e-mails verdadeiros.

 

spamassassin_2

Nesta mesma configuração também é possível deletar direto as mensagens que são taxadas como SPAM. Basta clicar na opção “Excluir spam Automaticamente”, isso fará com que as mensagens classificadas como spam sejam deletadas automaticamente pelo sistema.

Para desabilitar a opção de exclusão automática clique em Desabilitar Spam automaticamente.

Caso não deseje excluir os e-mails e também não quer eles chegando na caixa de entrada basta clicar no botão “Habilitar Caixa de Spam”, dessa forma os e-mails classificados com o spam serão direcionados para essa caixa. Para excluir esses e-mails basta clicar no botão “Limpar Caixa de Spam” disponível no mesmo local.

spamassassin_3

Como informamos mais acima, também é possível realizar uma configuração personalizada nesta função, basta clicar no botão “Configurar Apache SpamAssassin” para ser direcionado à tela de configuração avançada. Nesta sessão iremos realizar a configuração do SpamAssassin usando blacklist_from e whitelist_from

 

spamassassin_4

blacklist_from  = Nos campos de blacklist você poderá adicionar o que deseja bloquear. Você poderá inserir o e-mail, domínio, ou IP do remetente que deseja bloquear. Ex: Se inserir apenas o e-mail o sistema irá bloquear todas as mensagens enviadas pelo contato informado. Se adicionar o domínio o sistema irá bloquear todas as mensagens enviadas à partir de contas de e-mail deste domínio, Informando o IP, bloqueará todos os e-mails e mensagens enviadas à partir do servidor que utiliza esse IP independente do contato ou domínio. Esse é o bloqueio de maior impacto.

 

spamassassin_5

whitelist_from = basicamente é o oposto do blacklist_from, nestes campos você poderá adicionar o que deseja que não seja bloqueado mesmo que a mensagem seja classificada como spam. Você poderá inserir o e-mail, domínio, ou IP do remetente para qual não deseja bloqueio.
Mas atenção a whitelist_from pode vir a não funcionar quando o e-mail do remetente estiver sendo bloqueado por alguma RBL anti spam instalada no servidor como Spamcorp, Barracuda ou SPBL. Adicione o e-mail e verifique se foi desbloqueado, caso não surta efeito informe nosso suporte técnico.

 

spamassassin_6

Ainda existe 2 outros campos que podem ser configurados, não recomendamos mas caso deseje saber quais suas funções segue abaixo:

required_score = pontuação necessária para o e-mail ser considerado spam. O Spam Assassin analisa e pontua cada item do e-mail, para considerá-lo ou não como spam. A pontuação padrão é 5.0, mas se você notar que mensagens que não são spam estão sendo filtradas, pode aumentar esta pontuação.

score = Nesta opcão você pode alterar os filtros e suas pontuações, é uma configuração mais complexa, consulte a documentação do Spam Assassin para saber como configura-la.

Em seguida é só salvar e sua configuração estará concluída, precisando adicionar ou remover novos filtros é só retornar e realizar os mesmos procedimentos.

Havendo dúvidas informe nosso suporte.

Este artigo foi útil?

(149 de 152 pessoas acharam este artigo útil.)