Gerar um FullBackup

Você sabia que com alguns cliques você pode realizar um backup completo de sua conta de hospedagem?
O  cPanel possui uma poderosa ferramenta no qual é possível gerar um backup completo da conta incluindo, arquivos, e-mails, configurações, redirecionamentos e banco de dados. Trata-se do Fullbackup.

Além do backup, essa opção também é utilizada quando um usuário deseja mover uma conta de um host para outro sem perda de dados e de forma única, temos até um outro tutorial sobre isso, acesse aqui.

Aqui na LX HOST essa função é ativa em todos os planos e disponibilizada 24hs por dia, temos orgulho de sermos uma das poucas empresas que fazem isso. Infelizmente muitas empresas de hospedagem limitam essa função apenas para a madrugada e outras simplesmente não habilitam de forma alguma justamente para dificultar a saída de algum cliente insatisfeito.

O que sempre recomendamos à nossos clientes é que apesar da função estar disponível 24 horas por dia, para contas acima de 2GB é recomendado que os backups sejam feitos após às 22hs pois como demanda muito recurso de processamento poderá haver problemas de corrompimento caso o backup esteja sendo executado em um horário em que o site está com muitos acessos.

Para utilizá-la é bem fácil e há duas opções para gerar o backup.

1º – Acesso o cpanel da conta que deseja gerar o fullbackup. Vá na sessão Arquivos, localize e clique no ícone Backup.

fullbackup_1

 

2ª – Na tela seguinte você já visualizará as informações sobre backup. Nesta sessão você poderá gerar um backup atualizado, bastando para isso clicar no botão Baixar um backup de site Completo, ou se preferir poderá baixar um backup já pronto retido anteriormente, para isso clique no botão Weekly para download do último backup semanal ou Montlhy para baixar o último backup mensal conforme pode conferir no exemplo abaixo:

 

fullbackup_2

Optando por utilizar a função Baixar um backup de site Completo, você será redirecionado para uma nova tela.

Haverá dois campos para que completo o processo. Para gerar o backup e deixar salvo localmente basta manter a opção Destino do Backup em Diretório Inicial e no campo Endereço de E-mail informe um e-mail para o qual o sistema enviará uma confirmação de backup completado.  Agora é só clicar no Botão Gerar Backup e aguardar o processo de geração do backup.

fullbackup_3

 

Ao final você poderá baixar o arquivo gerado, basta ir até o gerenciador de arquivos da conta e acessar o diretório /home localizar o arquivo, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção download conforme no exemplo abaixo:

 

fullbackup_4

Agora é só completar o download para seu computador e pronto! Você terá uma cópia de segurança de seu site.

Além de salvar o backup dentro do Diretório Inicial  também é possível gerá-lo e enviá-lo automaticamente para outro servidor usando ftp. Para mais detalhes acesse aqui.

Atenção! Conforme informamos em nossos termos de uso e contrato, realizamos o backup semanal das contas de hospedagem em caráter de segurança contra perda total em caso de incidentes com hardwares. É responsabilidade do cliente gerar e manter suas próprias cópias de segurança atualizadas.

 

Este artigo foi útil?

(160 de 160 pessoas acharam este artigo útil.)